Atividades

Informações Importantes

1. Todas as visitas possuem duração de 3 horas com intervalo de 15 a 30 minutos. Caso seja necessário uma visita com menor duração, favor informar no agendamento.

2. Nossas atividades são sugeridas para faixas etárias específicas, mas elas podem ser adaptadas para outras idades mediante pedido! Informe-se conosco com ao menos 1 mês de antecedência para caso deseje uma atividade nova ou adaptada.

3. Para visitas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, recebemos até 25 alunos por visita. Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio o número máximo de alunos por visita é 45. O número mínimo de visitantes é de 20 alunos por visita.

Atenção! Para escolas particulares cobramos uma taxa de 130 reais por visita. O valor deve ser trazido em dinheiro no dia da visita.

Conversa Com Pesquisadores

Você conhece o dia-a-dia dos cientistas brasileiros? Nessa atividade, nós convidaremos dois pesquisadores do IB-USP para conversar e responder as perguntas dos alunos, além de mostrar aos visitantes como são suas atividades do dia-a-dia como biólogo. 

Duração: 1 hora e meia.

Atividade para todas as faixas etárias!

Atenção: É muito importante que os alunos venham preparados com perguntas para cada pesquisador (os currículos dos pesquisadores serão disponibilizados para as escolas previamente).

DNA das frutas

A atividade é iniciada com uma discussão sobre conceitos básicos do DNA, tais como: qual sua função, qual é o seu tamanho e onde ele está localizado.

Em seguida, com a ajuda de voluntários, os educadores realizam a extração de DNA de uma fruta. Durante todo o processo, os visitantes são levados a racionar o porquê de cada etapa e como ela se relaciona com as propriedades da molécula antes discutidas.

Duração: 30 minutos.

Recomendação: Alunos de Ensino Médio.



Educação Sexual

O objetivo principal é que os estudantes tenham contato com questões importantes relacionadas à sexualidade. A atividade é dividida em três etapas:

Primeiramente é feita uma dinâmica para discussão de tabus e questões sociais sobre o tema, seguida de uma roda de conversa. Depois apresenta-se as principais doenças sexualmente transmissíveis: como identificá-las e preveni-las. Além disso, busca-se desconstruir preconceitos e tabus que envolvem essas doenças, principalmente a AIDS. Por fim, há um rodízio entre diferentes estações que abordam os temas: uso de preservativos, menstruação, gravidez e anatomia dos sistemas reprodutivos.

Durante a visita, será disponibilizada uma caixa de dúvidas, na qual os alunos podem depositar suas perguntas que, mais tarde, serão respondidas pelos monitores.

Duração: 3 horas.

Recomendação: Alunos do 9° ano e do Ensino Médio.

Fisiologia

Primeiramente, é feita uma introdução ao sistema nervoso e aos sentidos. Em seguida, os visitantes participam de uma série de experimentos que exploram sua visão, tato, olfato e paladar. Para explicar os resultados, os monitores abordam a diferença de atividade entre cones e bastonetes, a importância dos campos receptivos e a interdependência entre olfato e paladar.

Ao término de cada etapa, os alunos elaboram hipóteses com os monitores, permeando a evolução dos sentidos e discutindo o método científico utilizado.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos do 8° e 9° ano Fundamental II e Ensino Médio.

Insetos Sociais

Nessa atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre como funciona a comunicação e cooperatividade entre insetos sociais. Ao longo dela, demonstramos como essas interações evoluíram e quais as suas vantagens para a sobrevivência dessas espécies.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Atenção: Recomenda-se trazer protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao ar livre.

Inter-Ações

Primeiramente os estudantes são introduzidos ao conceito de “interações ecológicas” e depois por meio de uma atividade, são desafiados a pensar em como os seres vivos interagem entre si. Em um terceiro momento, eles são divididos em grupos e levados ao jardim do Instituto, onde devem observar, identificar e explicar o maior número de interações que conseguirem.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos do Fundamental I.

Jogo dos Micos

Neste jogo de pega-pega, os visitantes são convidados a representar plantas, micos e jaguatiricas. A atividade tem como objetivo apresentar o funcionamento de uma cadeia alimentar e seu equilíbrio dinâmico. Além disso, é simulada uma situação de desmatamento, mostrando os impactos de interferências humanas.

Duração: 30min.

Recomendação: Alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Atenção: Recomenda-se trazer protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao ar livre.

Laboratório da Genética (Scoisos)

Esta atividade tem como objetivos: introduzir noções básicas de genética e colocar o estudante em contato com a terminologia utilizada nesta área do conhecimento. Durante a dinâmica, os estudantes simulam a gametogênese, a fecundação e a formação de um filhote de Scoisos (um organismo imaginário), discutindo como ocorre a herança biológica e variabilidade.

Essa atividade foi inicialmente desenvolvida por professores do Depto. de Genética e Biologia Evolutiva. Você pode ver a atividade original, chamada “Filho de Scoiso, scoisinho é!”, aqui: http://genoma.ib.usp.br/educacao-e-difusao/materiais-didaticos/atividades-interativas.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos do Ensino Médio.

Atenção: É essencial que os alunos já tenham trabalhado os conceitos básicos de genética, como meiose e mitose, em sala de aula!

Natureza da Ciência, Desenho e Magia

A atividade tem como principal objetivo discutir com os alunos a natureza da Ciência. Em um primeiro momento, é apresentado um truque de mágica e os visitantes são desafiados a reproduzi-lo. Após o momento em que as diversas soluções são compartilhadas, é feita uma discussão sobre as metodologias utilizadas durante o fazer científico.

Na segunda parte da atividade, os alunos trabalham em grupos novamente para tentarem compreender objetos dos quais eles não têm conhecimento por meio do uso do tato. O intuito é demonstrar que a ciência entende o mundo através de representações daquilo que observamos e que os alunos notem que a percepção do mundo é particular para cada indivíduo. Na Ciência, acontece o mesmo: ela não é uma verdade, pois o objeto em si é inacessível.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Sentindo a Vida

A atividade se destina a crianças de 5 a 10 anos. Ela se baseia na dimensão de ganhos afetivos e de habilidades, para além dos cognitivos. Consiste em três jogos dos sentidos: no Tato, um objeto biológico deve ser desenhado sem ser visto; na Audição, uma história deve ser depreendida de sons; no Olfato, enfim, são explorados no jardim novos aromas.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Teatro dos Abelhudos

Nesta atividade, realizada com alunos de 5 e 6 anos de idade, o nosso objetivo é passar conceitos básicos sobre o modo de vida de insetos sociais, mais especificamente das abelhas.

Para isso, primeiro temos uma breve conversa com as crianças, em que elas são incitadas a responder perguntas sobre o comportamento das abelhas.

Depois disso, encenamos um teatro em que as crianças desempenham diferentes funções que as abelhas têm em uma colmeia. É um momento lúdico em que as crianças recebem “fantasias”, como anteninhas, lenço, roupinhas de bebês, e representam o que acontece em momentos importantes da vida de um enxame.

Duração: 1 hora e meia.

Recomendação: Alunos da Educação Infantil.

Trilhas da Biodiversidade

Primeiramente, é realizado o Jogo das Garças, em que os alunos têm um primeiro contato com os temas seleção natural e evolução. Em seguida, eles são divididos em grupos e fazem um rodízio entre estações que abordam diferentes aspectos da evolução por meio da seleção natural (camuflagem e convergência, por exemplo).

Duração: 1 hora e meia.

Atividade para todas as faixas etárias! 

Atenção: Recomenda-se trazer protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao ar livre.